
HPV e biologia molecular: uma oportunidade de expansão para laboratórios de anatomia patológica
15/10/2024
A inclusão da testagem molecular para detecção do HPV no Sistema Único de Saúde (SUS) traz impactos significativos para os laboratórios de anatomia patológica, como a expansão do seu portfólio de serviços. O sistema apLIS pode ser a resposta para apoiar o crescimento saudável do seu laboratório
Profissionais de laboratórios têm conhecimento de que atuar com biologia molecular não é simples, são muitas as peculiaridades e exigências, desde a mão-de-obra especializada, à rastreabilidade das amostras e análises que se integrem aos sistemas de gestão e à automação. E, para os laboratórios de menor porte, a pergunta que muitas vezes fica no ar é: vale a pena investir em tecnologia para atender a essas exigências?
Se essa é uma dúvida que ainda permeia a gestão do seu laboratório, o Laboratório Argos de Fortaleza (CE) afirma que hoje o setor de biologia molecular é essencial para os laboratórios de anatomia patológica e para os de análises clínicas.
Juliana Cordeiro, Bióloga, PHD e Coordenadora Técnica e da Qualidade do Argos, esteve à frente do processo de implantação de biologia molecular no laboratório que, desde o início, foi baseado na operação do apLIS.
Hoje, ela ainda é a responsável por trazer a solução de novos testes moleculares e orientar nos processos de implementação: “Os avanços na área de diagnóstico mostram que a biologia molecular é uma ferramenta que pode trazer precisão e objetividade para o resultado, e auxiliar no diagnóstico, mesmo diante de uma sintomatologia não muito clara”.
Biologia molecular e HPV
A expertise de Juliana se torna ainda mais relevante quando se fala sobre o Papilomavírus Humano (HPV). A biologia molecular pode detectar o vírus do HPV de forma ágil e precisa, mesmo antes da presença de alterações celulares mostradas pelos métodos tradicionais ou antes mesmo que elas se tornem evidentes, sendo uma ferramenta de rastreio importante e com impacto para saúde pública.
Para que os laboratórios estejam prontos para essa demanda crescente, Juliana explica que a rastreabilidade das amostras é imprescindível e o apLIS tem atendido à demanda do laboratório com detalhamento minucioso de todo o processo: “Sabemos exatamente onde a amostra se encontra, desde sua chegada nos setores de triagem, setor de citologia, biologia molecular (em todas as etapas internas para o processamento da amostra), até a liberação do laudo e entrega para o cliente”.
A especialista ainda detalha: “A inovação do apLIS permite que o mesmo frasco das análises moleculares possa ser utilizado em conjunto com a citologia, otimizando o tempo de entrega do resultado, ou seja, é necessário somente uma coleta para o paciente e a gestão das amostras”. Além disso, enfatiza a importância de contar com profissionais qualificados em biologia molecular que vão garantir a eficiência dos resultados, mesmo com a implantação da automatização em todos os processos.
Biologia molecular e integrações para todos os laboratórios
Um dos grandes trunfos do apLIS é sua capacidade de integração. Juliana compartilha sua experiência no Argos, onde, mesmo com um volume inicial baixo de análises, o sistema proporcionou organização e rastreabilidade, acelerando a eficiência do processo. Com o aumento da demanda por análises moleculares, o laboratório automatizou seus processos, e o apLIS foi fundamental nesse avanço, promovendo uma integração total com os equipamentos laboratoriais.
Hoje, os analistas podem acessar todos os dados de forma rápida e precisa para analisar cada caso de forma completa, sem precisar inserir nenhum dado manualmente, minimizando qualquer erro de digitação e sendo fundamental para a segurança do paciente. Em adição, a especialista foca na segurança do sistema, que é fundamental para o processo gerencial da biologia molecular e para o segmento técnico.
Com integrações que abrangem as principais plataformas de biologia molecular disponíveis, o apLIS é a solução que você precisa para transformar a gestão do seu laboratório.
Se o seu laboratório precisa de um sistema de gestão em biologia molecular e quer se manter atualizado e competitivo no mercado com segurança, rastreabilidade e facilidade operacional, os especialistas do apLIS podem oferecer mais detalhes. Entre em contato!