Distribuição inteligente de lâminas em anatomia patológica: uma realidade possível para o seu laboratório

Distribuição inteligente de lâminas em anatomia patológica: uma realidade possível para o seu laboratório

Distribuição inteligente de lâminas em anatomia patológica: uma realidade possível para o seu laboratório

12/03/2024

Equilibrar uma rotina de distribuição de lâminas em laboratórios de anatomia patológica costuma ser desafiador. Mas esta barreira está para ser ultrapassada com o sistema de distribuição inteligente, integrado no software apLIS.

A complexidade dos processos na gestão dos laboratórios de anatomia patológica tende a se intensificar quando o assunto é a distribuição de lâminas. Para conciliar essa etapa com todas as demais da rotina, agregando eficiência e segurança, o apLIS agora possui uma funcionalidade para distribuição inteligente de lâminas, desenvolvida pela startup DPS – Deep Pathology Solutions.

A funcionalidade é baseada em algoritmos que otimizam a distribuição dos casos diagnósticos, atuando integrada à agenda diária dos patologistas. Já implementada na rotina do laboratório de anatomia patológica do UnitedHealth Group (UHG), os resultados, principalmente em relação ao tempo da distribuição inteligente de lâminas, têm surpreendido os gestores.

 

Os problemas na distribuição de lâminas

Em geral, os gargalos na distribuição das lâminas na maioria dos laboratórios acontecem pela falta de disponibilidade do médico que recebeu a lâmina, pela incompatibilidade da especialidade médica com a particularidade do material ou até mesmo por uma questão atual da menor disponibilidade de patologistas no mercado. Vale lembrar que um mesmo caso pode ter de três a cem lâminas, gerando uma alta demanda de análises.

A solução para a distribuição inteligente de lâminas

Ciente desses problemas, o apLIS agora disponibiliza uma integração com a funcionalidade de distribuição inteligente de lâminas para oferecer mais agilidade, eficiência e mitigar erros no processo de distribuição de lâminas. Com base em algoritmos, o sistema otimiza a distribuição dos casos diagnósticos e direciona as lâminas para o profissional mais adequado e disponível, já que também engloba a agenda da rotina dos médicos patologistas.

A inteligência da solução permite a previsão da quantidade de lâminas que o médico terá para analisar em determinado espaço de tempo. Com a programação correta dos parâmetros, as atribuições das análises são enviadas aos médicos de forma balanceada. Além disso, as soluções são adaptadas às operações de cada laboratório. 

Os resultados percebidos pelos clientes apLIS com a implementação da funcionalidade incluem a expressiva redução de TAT, como no UHG, que passou de cinco horas para 20 minutos diários.

Ao integrar 100% a distribuição inteligente de lâminas, o apLIS reafirma seu DNA inovador: “Poder oferecer uma solução para o que hoje representa uma das grandes dores dos laboratórios de análises anatomopatológicas é inerente à cultura do apLIS”, visualiza Fabiana Vigatto, sócia e responsável pela área de Processos & Operações do apLIS.

Para os laboratórios que se identificam com os desafios na distribuição das lâminas e buscam alta disponibilidade e performance, acesso rápido e centralizado às informações para tomadas de decisão, além de resultados diagnósticos de alta qualidade, a equipe apLIS está disponível para apoiá-lo nessa transformação. Entre em contato.

 
Rolar para cima