apLIS, uma solução de gestão em anatomia patológica que impulsiona a genômica na era da medicina de precisão
16/04/2024
O cenário da medicina diagnóstica está mudando e os avanços tecnológicos estão resultando em diagnósticos mais precisos e individualizados. Sem dúvida, isso faz com que os laboratórios de anatomia patológica tenham um papel fundamental diante do crescimento da patologia molecular. Mas será que esses ambientes estão preparados para a gestão em genômica?
Quando os laboratórios de anatomia patológica passaram a oferecer as análises em genômica, um panorama cheio de possibilidades se mostrou, mas também se percebeu a dificuldade em tornar os processos escaláveis, como destaca o médico patologista clínico, Dr. Fábio Távora: “Liberarmos um caso ou outro pode ser fácil com um processo manual, mas com o aumento do volume, como nas análises para o vírus HPV ou outras ISTs, há um grande risco de erros, além dos atrasos na entrega de resultados seguros ao paciente”.
Parte dessas transformações teve início na pandemia de COVID-19, que ampliou o alcance e popularizou os testes moleculares por meio da técnica da reação em cadeia da polimerase, o PCR. Com a inclusão dos novos serviços na rotina, surgiram também desafios até então desconhecidos.
A dificuldade em escalabilidade, as diversas planilhas em Excel e anotações em papel, os sistemas que não estão integrados ou a falta de controle de estoque dos kits são apenas alguns dos problemas atuais dos laboratórios de anatomia patológica frente às análises em genômica.
O apLIS na medicina de precisão
Diante desse processo complexo, surge o apLIS, uma ferramenta que enxerga o protagonismo que a anatomia patológica está alcançando na medicina de precisão. “O apLIS é um sistema avançado que integra as técnicas e os equipamentos de cada cliente, pois entendemos que as necessidades em genômica são muito particulares e dependem muito da interpretação de cada laboratório”, visualiza Fabiana Vigatto, Diretora de Processos & Operações na apLIS.
Puxados pela oncologia, uma das áreas que mais têm exigido da anatomia patológica, os exames de genômica têm encontrado diferentes nichos e são muito importantes para direcionar os tratamentos mais adequados e as melhores medicações. “Hoje os investimentos em genômica estão mais acessíveis, e um laboratório equipado e com o software apLIS na gestão de seus processos está preparado para uma demanda que só tende a crescer”, acrescenta o Dr. Fábio Távora.
As características inovadoras do apLIS
O interfaceamento com diversos equipamentos faz do apLIS um sistema versátil, que garante a qualidade e a agilidade dos laboratórios em todas as etapas das análises em genômica. Entre as características do apLIS, destacam-se:
- Resultados precisos em menos tempo
- Fluxo de trabalho configurado
- Processo de liberação em lote
- Interfaceamento com equipamentos
- Interfaceamento bidirecional
- Rastreamento de amostras e mapeamento de placa
- Suporte para agrupamento de amostras
- Visualização em tempo real dos testes que estão sendo realizados
- Sem planilhas de Excel e sem papel
Com todas as suas exigências, os exames de genômica precisam ser acompanhados de perto. À medida que os exames são processados, o apLIS permite que o gestor da área visualize cada microprocesso, sabendo com exatidão a etapa em que o exame está, em tempo real. Com essas informações, é possível ter mais previsibilidade sobre a entrega dos resultados.
O apLIS no seu laboratório de anatomia patolológica
A genômica e a medicina de precisão representam um novo paradigma nos laboratórios de anatomia patológica, abrindo caminho para diagnósticos mais precisos e personalizados. O apLIS assume um papel essencial ao apresentar soluções inovadoras para que os laboratórios ultrapassem os desafios dessa transformação e se tornem os protagonistas da sua gestão, focados nos melhores resultados aos seus pacientes.
Investir em um software de gestão em anatomia patológica é assegurar a integridade e a saúde do seu laboratório, além de mantê-lo alinhado às exigências da medicina diagnóstica atual. Consulte um especialista apLIS.